Laura e Milão

30.9.06

A minha casa!

Faz hoje uma semana que me mudei para a minha casinha!!E finalmente já está a ficar com ar de casa normal - a despensa está a ficar cheia, as obras acabaram e só falta mesmo ir so IKEA para comprar uns tapetes para disfarçar o chão cor de rosa piroso do meu quarto!!!
A casa está mesmo bem localizada - para mim!!- porque está mesmo a meio caminho entre a faculdade e o centro (Duomo) e temos uma estação com 2 linhas de metro a 100 metros de casa!

Outra coisa boa é a feira. Todas as terças feiras e sábados há uma mega feira mesmo à porta de casa!!A feira tem tudo: desde legumes e frutas a coisas para a casa tipo lençois e detergentes e frigideiras, mas também tem roupa e mt mais!é tipo feira de Cerveira!Claro que hoje quando acordámos fomos logo para lá para nos abastecermos de fruta e legumes, mas acabámos por comprar coisas para nós!Foi a perdição!!

Este fim de semana reslvemos ficar por Milão para ser se, finalmente, vamos fazer uns passeios turísticos!é que depois quando vierem as visitas temos de dar aquele ar de quem já domina a cidade toda!
Eu ainda só domino o metro e pouco mais!Mas o Gonçalo tem um óptimo guia que nos vai ajudar a descobrir esta cidade, que ao contrário do que se pensa tem muito mais para ver do que o Duomo, as Galerias e a última ceia do Leonardo da Vince!
BACI

PS- quando tiver fotografias da casa e do super chao ponho aqui!;)

27.9.06

Mais um aperitivo!

Ontem fui a mais um aperitivo: é uma óptima maneira de jantar à borla, de conhecer mais erasmus e de dançar!
O de ontem era numa discoteca chamada caffé Roma (dizem que é o club mais antigo de Milão) toda fancy. No meio da pista estava uma mesa enorme cheia de comida. Até agora foi o melhor!Tinha mil coisas até saladas e almondegas!!!depois às 11.30 tiraram a mesa e começou o dancing!! Não ficámos mt tempo porque a Maria lembrou-se que o senhorio vinha ca a casa de manhã pra começar as obras.
Sim - vou ter obras em casa!Vao tirar a alcatifa do chao do meu quarto e vao por um chão PIROSISSIMO!!!!ainda bem q nao vou viver cá para sempre!!!lol
Por isso agora estou sem quarto, e está a mega confusão!Mas vai estar tudo pronto quando a Quica chegar!!!
Vai ser óptimo!!

Mais fotografias de 5 terre

5 terre é tão fantástico que acho que merece mais fotografias!Só consegui por hoje porque ainda não temos internet em casa - "roubamos" a do vizinho e por isso está sempre a cair!


Vista da Via dell'Amore
Uma das ruas de uma das terras - ja nao me lembro o nome!lol
Caretas no barco!
a entradade uma das terras
o início da via dell' Amore

25.9.06

Fotografias de 5 Terre


Nós no comboio - fotografia à Música no Coração...
A água era mesmo transparente!!!
Marrosso visto do barco

As portuguesas da Viale Monza e o João

Cinque Terre...

Cinque Terre é um sítio absolutamente FANTÁSTICO!!!´Fui lá este sábado e todas as palavras serão poucas para explicar o mega dia que tivémos. Cinque Terre (5 terras) é um parque natural que abrange 5 terras tipicamente italianas e rústicas mesmo na costa, entre Génova e La Spezia.

Como o comboio demora cerca de 3h30 a lá chegar (é o mais barato que a malta erasmus é pobre!!!) apanhamos o comboio as 7h da matina e lá seguimos viajem. Ficámos um bocado histéricas (principalmente euzinha...) quando vimos mar!Que saudades!Já não via mar, nem rio há quase 15 dias!!!!
Quando chegámos à 1ª terra - Monterosso ficamos completamente maravilhados, só por aquela a viajem já tinha valido a pena!
Como erámos alguns em vários grupos separamo-nos um boacdo pq houve quem lá ficasse pra Domingo e por isso fez o caminho entre as aldeias a pé. Assim às 4 meninas portuguesas (Leo, Rita, Catarina e Laura) juntaram-se 2 rapazes (Joao e Sérgio (brasileiro)) que queriam voltar pra Milão nesse mesmo dia!
Para vermos as 5 terras de uma maneira rápida, achámos que a forma mais fácil seria ir de barco; apanhámos um daqueles barcos turisticos, tipo autocarro que parava em todas as terras e que podiamos entrar e sair várias vezes. Foi óptimo, deu até para apanhar um sol na cara!
Entre 2 das Terras há um passeio maritimo, tipo paredão do estoril só que tem o nome pomposso de Via dell'Amore e tem que se pagar 3 euros para se poder fazer!CHULOS!
Foi nessa altura que descobrimos que a maneira mais eficaz (uma vez que poupávamos pelo menos 5 euros!!) de conhecer as terras era comprar o bilhete de dia dos comboios pq ja incluia a via dell'amore!Para a próxima já não nos enganamos.

Bem chega de palavras que como diz o ditado uma imagem vale mais que mil palavras!

22.9.06

Primeira festa: Le CLUB

Ontem fui à minha prima festa, cá em Milão. Alta noite!Tudo muito divertido.
Claro que a noite começou com um óptimo jantar na minha casa temporaria: erámos 7 - 5 raparigas pq a Pipa já chegou (a dona da cama onde dormi durante uma semana) e 2 rapazes: tudo malta tuga e muito fixe!
Depois seguimos pra disco, tinhamos de entrar antes da 1h30 pra não pagar!Foi entrar e começar a dançar!A música estava mesmo gira - comercial internacional, ou seja conheciamos as músicas todas.ALTO DANCING!(roubei a expressão ao grupo do parque!;))
Uma coisa fantástica é que não havia fumo, pq é proibido fumar, por isso chegamos a casa sem tresandar a cigarro - óptimo!
Também foi bom ver os Kits das italianas: é mesmo verdade que elas vão hiper produzidas. Em relação aos italianos: são tão metrossexuais e na maioria das vezes a dúvida põe-se: serão mesmo só vaidosos??!!

20.9.06

Bicocca no seu melhor!

Se eu alguma vez me queixei da desorganização da FE da UNL (Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa), vou ter que pensar muito melhor da próxima vez que me quiser queixar!!A minha universidade cá(Universita degli studi di Milano-Bicocca) é A desorganização!!!

Primeira pista da sua desorganização: Mandam-me fazer um teste para saberem o meu nivel de italiano, até dia 29 de Agosto e só sei o resultado dia 11 de Setembro, quando as aulas começam dia 12...

2ª pista: o meu learning agreement não chegou ao Erasmus Officce e eles nem levantaram problema pq já é normal as coisas perderem-se entre os edificios desta universidade - é enorme!

3ª pista: chegando cá, dia 11, descubro que as aulas só começam dia 14 e que os horários saiem dia 12: MENTIRA: saiem dia 13!!!(esta última mudança nem foi comunicada, descobri pq"obriguei"o sr. do gabinete de erasmus a mostrar-me na net onde é que estavam os horários - ao que ele me disse: Ups!Isto não tá a dar, tente amanhã! (claro q falou em inglês!!))

Ultima: Welcome Day de Erasmus era pra ter sido hoje as 2h30. Vai a Laura toda lampeira até ao edificio indicado via e-mail e chego lá e ninguém!Olho para o relógio e vejo que estou 5 min adiantada: óptimo!penso eu!Pergunto à "porteira" onde é a sala do welcome day e ela responde que não sabe de nada!BOLAS!!!!Até que sou encontrada por uma espanhola, ainda mais perdida que eu, e vamos falar outra vez com a senhora da porta. Esta senhora revela-se um amor e liga para todos os sitios e mais alguns para tentar saber onde é: ao fim de 20 min alguém lhe diz que só é dia 27 ou 29, mas sem certezas.Ela tenta mais uns telefonemas, mas sem sucesso!Às tantas diz: é Bicocca!(ou seja vou-me preparar pra mais algumas coisas destas!!) Resumindo tive 1h30 a fazer horas para a minha aulinha de italiano, e ao pé da Bicocca não há nada!!é o fim do Mundo!

Ps- A quem tiver pachorra para ler este meu mega desabafo o meu muito obrigada!!

19.9.06

Fim de semana em Bolonha!!

No meio da aventura da procura de casa, encontrei a Maria Castro (filha de uns amigos dos meus pais) na quarta feira cá em Milão sozinha, assim juntámo-nos e fomos à luta juntas!!
Depois de algumas aventuras para encontrar casa, sexta feira encontrámos uma boa!Mas só nos podemos mudar pra lá no próximo sabado... o que trazia problemas à Maria q não tinha onde ficar durante esta semana...
Mas conseguimos arranjar uma solução para mais esse problema e para desanuviar a cabeça rumámos para Bolonha (A Maria vai lá ficar em casa da Carolina Albuquerque (q é das EJNS!!!))
Em Milão, sabado já não chuvia mas em Bolonha a conversa era outra: CHUVA TORRENCIAL à nossa espera na estação!!
Mas a chuva não estragou o fim de semana porque Bolonha é uma cidade mesmo gira!!É toda medieval e cheia de arcadas por isso deu para passear e sair.Foi mesmo bom sair da confusão de Milão - ao pé de Milão, Bolonha é quase uma vila!o ambiente é tão giro que quase parecia Ponte de Lima nas feiras novas (que por acaso aconteceram neste fim de semana!) Como é uma cidade mt virada para a Universidade - a mais antiga da Europa- ha estudantes por todo o lado e há um só sitio de concentração há noite - o que facilita as coisas!Foi mesmo bom ver pessoas e socializar ao fim de uma semana com alguns stresses!
Só tive lá um dia, mas quero lá voltar para ver tudo com sol!
Entretanto já comecei o curso de italiano e estou a gostar imenso. A minha professora é amorosa!Tenho alguns Chineses e da Taiwan na minha aula e tenho q dizer que os admiro imenso. Os sons são totalmente diferentes e eles têm imensas dificuldades mas não desistem - alto exemplo!SOMOS MT MAIS!


Ps- não tenho fotografias pq não tenho máquina e a Carolina só tinha o telemovel e por isso estou à espera que me mande por email...

15.9.06

IL CALCIO

Já fui introduzida ao CALCIO. Foi emocionante!Nunca tinha ido a um jogo com equipas não portuguesas e é mesmo verdade que o futebol é um jogo fantástico e mesmo internacional - mal entrei no estádio senti-me como se estivesse em casa!Aquela animação aquele barulho e toda a envolvente!Foi mesmo bom!ate os gritos da claque eram parecidos com os nossos.
Qunado ouvimos um com o ritmo do SLB SLB SLB glorioso SLB! 4 dos 5 portugueses que foram ao jogo começaram logo a cantar o grandioso grito!
Fui ver um jogo do AC Milan para liga dos campeões (AC Milan vs AEK Athens em que o Milan ganhou por 3-0) Foi alto jodo ou melhor foi mesmo um Show de bola! Durante a primeira parte parecia que só havia Milan, os outros nem se viam. Houve mesmo momentos de Grande nivel.
Foi mesmo giro ir ver um jogo em que a nossa equipa não está a jogar, porque como a pressão é nula vamos tendo atenção a outras coisas e digo-vos que o estádio é mesmo giro!é enorme e acho lindo duas grandes equipas europeias dividirem o estádio!
Bem, resumindo: alto programa mas como apanhei um bocado de frio tou outra vez rouca!!!

13.9.06

mais coisas..

É preciso aproveitar o facto de conseguir apanhar internet nesta casa!Por isso resolvi escrever mais um bocado- nunca se sabe qd será a próxima vez em que conseguirei escrever no meu próprio computador com o teclado português!
Novidades: Ontem à noite , ou melhor príncipio da noite (20.30) fomos a um Aperittivi, que é uma coisa óptima!é o conceito de Happy Hour só que com mil e uma coisas óptimas pra se comer e só se paga as bebidas!O de ontem, pelo que eu percebi quando falei com gente já batida nestas andanças, era óptimo, principlamente pq estavam sempre a aparecer mais coisas e não acabou às 21 como era previsto.
Claro que os Tugas foram lá jantar à seria e mais uma vez eu vi uma batalha campal!Dizem que a Itália do Norte é mt mais séria e não tem muito a ver com o caos latino mas é pura mentira! um aspecto q comprova isso é as motos e as bicicletas: eu acho q devem ter um código da estrada mt próprio pois andam por onde querem sem respeitar sinais e prioridades!É a loucura!Tenho um pressentimento que ainda vou ser atropelada por uma bicicleta!
Hoje de manhã já fui ver uma casa e até gostei!
Mas vou continuar à procura de mais hoje à tarde!
Vou andando!
BEIJINHOS pra todos e obrigada pelas mensegens que vão mandando!!!

12.9.06

primeiro dia

amigos, sejam entao benvindos ao meu fantastico blog! (desde ja peço desculpa pela inexistencia de acentos, mas este teclado nao tem muitos..)Pois é1Ca estou eu em Milao!!!Cheguei ontem ao fim da tarde e tive logo a primeira aventura no aeroporto: era suposto ter apanhado um bus shuttle pra milao, so q aquilo ja vinha cheio do outro terminal(sim, o aeroporto de malpensa tem 2 terminais - coisa grande!!). e qd chegava a nos ja so sobravam poucos lugares, entao aquilo era uma verdadeira batalha campal pra ver quem é q ia no autocarro!eu so consegui ir no 3° pq so percebi a tecnica da batalha qd passou o 2°. Fuiz o meu ar de menina amorosa e q precisava MESMO de ir e o senhor motorista passou-me!YES!LOLClaro q no meio da batalha fiz 2 amigos tugas!eles tb vieram comigo!Juntos venceremos!Qd cheguei a milao dirigi-me pra casa de umas portuguesas da Nova q me vao dar abrigo ate eu encontrar um novo lar!ou seja so tenho casa durante uma semana!Por isso hoje depois de ir a faculdade oficializar a minha estadia ca - que demorou a manha inteira - pus os pes ao caminho e percorri meia cidade a procura de anuncios de casas. encontrei alguns agora e so preciso ligar! wish me luck!bem, belo relato das minhas primeiras horas ca, mas agiora tenho de ir pq o tempo urge!CIAO!