Laura e Milão

28.11.06

Bicocca no seu melhor - parte II

Que os Italianos são um povo à parte, já toda a gente sabe!Mas desde que cá estou, todos os dias tenho mais "provas" disso!
A última que me aconteceu foi na faculdade - para não variar!!!

A primeira está relacionada com o meu cartão de aluna, estou cá há 2 meses e meio e ainda não tinha cartão, nem a caderneta dos exames (uma espécie de caderneta de aluno que tenho de levar e assinar em cada exame!!!). Há 2 semanas, mais ou menos, recebi um email a dizer que podia ir ao gabinete de Erasmus levantar as minhas coisas. Quando lá cheguei o homenzinho, depois de procurar durante um bocado, descobriu que ainda não estava pronto....Mais descobriu que havia uma confusão com os meus apelidos!!!Havia uma Alves, Laura Torres e outra Torres Alves, Laura, com o mesmo numero de matricula e tudo!!!!Por isso é que ele não encontrava nada meu quando cá cheguei em Setembro!!!

Segundo: o meu curso de italiano tem uma parte de aulas normais e outra de autoformação, ´que são nada mais nada menos que 30 horas de computadores. E tudo podia ser fácil se pudessem ser feitas em qualquer computador e a qualquer hora!Mas não!Só podem ser feitas num laboratorio especial da faculdade e dentro de uns certos horarios!E o pior é q as horas não contam como nós queremos, só contam às meias horas, ou seja, as 10h30 às 11h30... se por acaso chegar lá às 14h55, só me vai contar a partir das 15h30!!!!
Uma Seca!!!
Por causa disto vou passar esta semana nos computadores da faculdade a fazer joguinhos e exercícios em italiano!!!!GRRRRRRRRR

26.11.06

Anos da Mariana

Mesmo sem visitas, a vida aqui em Milão não pára!
A Mariana, prima da Maria veio cá passar uns dias e faz anos hoje!21!!Por isso ontem houve jantarada cá em casa!Seguida de noitada no Rolling Stone.
Deixo aqui algumas fotografias do príncipio da noite, cá em casa. Não há fotografias do Rolling Stone porque a minha máquina é um tijolo e é a única que estava operacional ontem à noite...Paciência, não se pode querer tudo!!

Mariana e o seu namorado, que veio da Holanda para passar os anos com ela cá!!Que querido!!!
Flávia, Maria e Maria - sempre a rir!
Os tugas de Monza: Pipa, Francisco (irmão da Rita), Rita e Leo!Não vieram jantar mas apareceram logo depois
A altura de apagar as velas!O bolo estava tão quente que as velas derreteram um bocadinho!
As primas muito queridas!!

25.11.06

A MALTINI!!!

Não sei bem o que dizer sobre esta visita!Há tanto para dizer, foram dias tão bons que nem sei bem por onde começar....

O melhor é começar pelo príncipio e apresentar a maltini: Marta, Pipos, Chico e Bernardo (ou Froes!). A maltini tem pouco jeito para línguas daí o seu nome: maltini!
Chegaram dia 18 (sábado) à noite e o objectivo principal do grupo era ver o Sporting na quarta-feira, mas eles dizem que não, que queriam-me visitar e "por acaso" o sporting jogava nessa semana!Lol
Domingo, com os Romanos tivémos a visitar Milão. Mas como eu tinha um teste terça e Milão ve-se em 2 dias, aproveitaram para ir a Florença e só voltaram terça - fiquei cheia de saudades!!lol
Quarta era o grande dia, e enquanto as meninas passeavam, os ragazzi entraram em estágio para o jogo dessa noite (para mais informações ver post sobre o jogo...)
Quinta foi o dia das compras!!!Ou não estivessem em Milão a capital da Moda!!!LOL
No meio disto tudo houve grandes noites e grandes piadas!!!

Há palavras e frases que me vão fazer sempre lembrar esta maltini: Medicis, 3-1 ao Benfas, Fotini!!! sessões de Formações, Eu não gosto do Brinho! és uma pessoa fácil ou díficil?? é preciso fazer marcação cerrada?E tantas outras!
Maltini gostei imenso da vossa visita!!!Lol


O reencontro das amiguinis!(Finalmente tenho uma fotografia da Marta!)
À Espera do metro.10 segs depois começou uma luta no outro lado da linha. 2 bêbados andavam à pancada e havia um cão minusculo no meio!!Pela primeira vez tivémos pena que o metro tivesse chegado!
A última noite da maltini!!Pena o Club estar ao barrotes!Mas ainda deu para nos divertirmos!
A maltini nos telhados do Duomo
As friends nos telhados!

PS- tentei por mais fotografias mas não deu!Fica assim por enquanto!

Romanos e Maltini

Fim de semana muito agitado é o que acontece quando se juntam vários amigos, uns de Roma e outros de Lisboa!Sábado à noite houve jantarada cá em casa seguida de uma tentativa de ir a uma noite normal italiana - claro que fomos barrados à porta!Erámos mais de 15 tugas! Domingo foi o dia Turístico - Duomo, Galerias, Castelo e afins. Pena o tempo estar péssimo! Mas não se pode querer tudo!

Em frente ao Duomo alguns elementos do grupinho: Eu, Pipos, Marta, Zé, Ricardo e Carolina. Depois de visitarmos o Duomo por dentro, subimos aos telhados (a 5ª vez para mim!!)
À porta de casa, à espera de alguém, os 3 rapazes da maltini: Bernardo, Pipos e Chico.
No eléctrico ou tram: Carol, Chico e Bernardo - o ar feliz!!
Dentro do Duomo: não era muito suposto tirar fotografias com flash, mas como a igreja é escuríssima teve de ser. é enorme!Tem 5 naves e 52 colunas a dividirem as naves: Brutal!
Depois do interior do Duomo, há que ir aos telhados. Tudo a olhar para o infinito e mais além!!!
O grupo que me veio visitar quase todo!Claro que a Maria tinha de aparecer!!!Esta fotografia foi à porta da Discoteca onde fomos barrados no Sábado...Mas vejam que pelo o ar da malta ninguém se importou muito!
A maltini na primeira parte dos telhados. Um escritor, cujo nome não me lembro agora, disse que estes telhados pareciam uma floresta de pedras. Há 3500 estátuas de Gargulas, Monstros e Santos espalhadas pelo telhado.

Por último a melhor fotografia e a razão da reunião em Milão:

ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS EJNS 2006
Em Milão houve um pequeno encontro de responsáveis (só para gente muito especial!) Reparem só na coincidência: foi no mesmo fim de semana do de Portugal!!Lol

24.11.06

Inter vs Sporting

Todos já sabem o que aconteceu na fatidica noite do jogo, mas mesmo assim o jogo merece um post só seu.
Tudo começou quando a maltini me disse que tinha um bilhete a mais e que esse bilhete era para MIM!!!Que bom!Ir ver o Jogo no meio dos tugas todos ia ser de certeza lindo, mesmo esses Tugas serem sportinguistas!Isso era perfeitamente ultrapasável, mero detalhe porque no fundo eu ia torcer pelo Inter, afinal já estou cá há 2 meses e meio e já me sinto em casa. Qual quê!Pela primeira vez e ÚNICA fiquei triste com uma derrota dos verdes!!!Devia estar louca!
Mas ver os sportinguistas que vieram de mil sítios diferentes e principalmente ouvir português como não ouvia há meses, tocou-me a alma!LOLOL
Resumindo: O jogo em si foi o que todos sabem - não vou falar de tácticas, nem de substituições nem de sorte nem de como cada equipa jogou - deixo isso para quem sabe. Vou só fazer a reportagem fotográfica de um bando de tugas num jogo das competições europeias numa capital do futebol!


Do grupo todo que foi ao jogo, só estes é que eram lagartos.!!Reparem que da grupeta que está em Milão só a Leo e a Pipa é que torcem pelo SCP...Tadinhas!LOL
Visão do estádio, antes do jogo. Como estava com fanáticos, chegamos ao estádio horas antes.
O estádio é LINDO!!Quase tão bom como a Luz!
A maltini que veio de Lisboa para me visitar e ver o jogo com mais um sportinguista "Romano"
Marta e Laura no seu melhor: Reparem que o "meu" cachecol é do INTER. Nada de confusões!!!!
Antes do jogo, em plenas Galerias, 3 sportinguistas com muita esperança e algum nervosismo. Nesta altura ainda sorriam naturalmente...
Estes meninos tiveram a manhã toda à procura da equipa do sporting, mas não tiveram muita sorte. Enquanto isso a Marta e a Laura passeavam-se pelo Quadrado D'Ouro - Bairro da Moda e pensavam que se se casassem com um futebolista podiam fazer umas comprinhas naquelas lojinhas. Não há fotografias desse passeio porque ALGUÉM se esqueceu das pilhas da máquina a carregar....
À tarde, enquanto os ragazzi se preparavam mentalmente para o jogo, as 2 meninas continuaram alegremente a ver lojas, mas desta vez lojas para a nossa carteira - ainda se conseguiu fazer umas comprinhas num tempo estipulado pelos homens da bola. Foi pouco mas proveitoso!

21.11.06

Fim de Semana com os Romanos e maltini

Mais uma semana se passou, semana essa sem nada de especial a contar, a não ser a noite de quinta feira, mas da qual ainda nao tenho fotografias.... Entre tentar estudar para um teste e recuperar da visita familiar, sábado chegou rapidamente!
E com o sábado chegaram as visitas!!!
Primeiro, de manhazinha, chegaram os que estão em Roma: Carol, Zé e o amigo deles, agora da maltini, Ricardo!
Como chegaram antes das 9h da matina, foram amorosos e só me ligaram às 10h para não me acordarem!!Depois fui ter com eles e mostrar-lhes a minha casinha. A seguir a um descanso merecido - viajaram duarante a noite - partimos à descoberta de Milão. Só estive até depois do almoço com eles porque tinha teste na terça feira e era preciso estudar!À noite chegou a Maltini de Lisboa - mas isso será outro post!

Claro que tinhamos de ir "buscar" a BOA SORTE dos Milaneses às Galerias!Carolina no seu melhor a girar pisando o búfalo!!
Os Romanos nas galerias: Ricardo, Carol e Zé! Na típica fotografia de turísta

Os meus dois queridos amigos, em frente à Duomo (Catedral), que segundo consta é a terceira maior da Europa. Não subimos aos telhados nesse dia porque estava o nevoeiro típico de Milão e também porque no dia seguinte seríamos mais e assim subiamos todos juntos.

Depois de uma picola volta abandonei-os para ir estudar e eles foram até ao Castelo e arredores. À noite, juntámo-nos todos em minha casa, já com os de Lisboa (Marta, Bernardo, Pipos e Chico) e "tentámos" ir a uma festa italiana, mas acabámos por ficar a conviver na rua...

Domingo foi O dia túrístico, mas isso ficára para um post sobre a Maltini!

16.11.06

A visita familiar!

Foi uma visita rápida, só 2 dias e meio, mas mesmo assim conseguimos ver tudo (não foi Cali??), matar saudades e ainda fazer umas comprinhas!!Foi óptimo ter cá a família!!Ainda por cima porque embora apanhassem o frio que não apanham em Lisboa, os dias estiveram óptimos!

Na fonte do Castelo, aproveitando o dia lindo que estava mas cheios de frio!!!
Uma ida aos telhados da Duomo já faz parte do roteiro turístico - acho que vou ver se me arranjam um passe especial tipo "Clube dos Amigos dos Telhados" - desde que cá estou que já subi lá a cima 4 vezes!Mas nunca me canso porque vale mesmo a pena!Se fosse grátis e não tivesse que subir tantas escadas ia para lá estudar!
Também houve tempo para andar de electrico - um meio de transporte muito típico que nos leva a qualquer lado - para irmos ver as lojas do Quadrado de Ouro! Ainda por cima há poucos "picas" nos trams...
E no fim de tudo, um magnifico geladinho!!Reparem no tamanho dos gelados que são óptimos!!!Estes são da melhor gelataria - na minha humilde opiniao...!

15.11.06

semana passada

Depois das visitas me "abandonarem" voltei a realidade do dia-a-dia e deparei-me com um teste a dois dias de distância. Gerou-se o PANICO, lol! Não porque o teste podia ser dificil e eu ainda não tinha estudado mas porque era escrito!Tinha de escrever em Italiano!!eu - que tenho mega jeito para línguas estrangeiras!GRRRR!
é que falar é uma coisa, mas escrever é muito mais a frente!
Depois lá fui fazer o teste, que não sei como me correu porque perdi metade do tempo ou a usar o dicionario ou a tentar as mesmas 50 palavras noutra ordem!Parecia uma criança da primária!

Depois do teste, voltei entao à vida normal de cá - ou pelo menos tentei -porque no sábado chegou a minha Mãe com os meus queridos maninhos!!!:D

10.11.06

Turim

TURIM, ou melhor Torino!
Depois de 10 dias de visitas, e ainda com a Ju cá, as girls cá do sítio resolveram ir a Turim e nós, claro que não pudemos deixar de ir!

Tenho de dizer que esta cidade foi a surpresa. Sempre achei que Turim era uma cidade cinzenta cuja principal atracção era a FIAT e depois ter recebido os Jogos Olimpicos de Inverno 2006.
Não fazia a mínima que era a capital do Chocolate - e só por este facto merecia uma visita- nem que tinha um centro histórico engraçado (as ruas paralelas e arranjadas dão um ar de Paris) nem que o Santo Sudário (ou que se pensa ser) estivesse guardado na Duomo de lá. Por tudo isto e por ter sido um dia muito bem passado, tenho de dizer: estou maravilhada com aquela cidade!



O palácio real e nós, dignas de sermos as próximas princesas de Saboia!!lol

Uma praça simpática, em que mesmo não tendo nada de estraordinário, descobrimos umas flores dignas de fotografias artisticas!

A Ju encontrou um quadro que a persegue desde a sua infância!MEDO!!lol
By the way, a Igreja que tinha este quadro era linda!!!





PS - sei que este post está muito atrasado - a viagem foi há mais de uma semana - mas ficámos sem net em casa, o que torna as actualizações mais dificeis!Lol

7.11.06

Visitas

A semana passada, ou melhor os últimos 10 dias foram óptimos. e Porquê?Porque tive visitas!!!!!
Primeiro a Joana e a Madalena, em que fizemos uma viagenzinha por Itália. Fomos a Florença, Bolonha e Como(Lago). Foram dias de turismo intenso, mas óptimos!O único senão foi ninguém ter máquina!Assim juntámo-nos e amorosas comprámos uma máquina descartável!!Mas como a máquina só tinha 39 fotografias, pensámos sempre muito antes de tirar as fotografias. E como cá nao tenho scanner mandei a máquina para Lisboa. Assim sendo não tenho fotografias desses belos dias!!
Mas posso dizer que Florença é linda!!Ficámos apaixonadas pela cidade!5 estrelas!
Ficámos lá duas noites e assistimos a dois espectaculos de rua. Também conseguimos ir às Gallerias Ufizzi!Onde não sabiamos se haviamos de olhar para os tectos ou para os quadros!!
Madá: tens de me mandar as fotografias!!!Lol
Em Bolonha fomos Lindamente bem recebidas pela Carol e pela Inês!Grazie mille.E ainda tivémos com a Baua.Grande reencontro de tugas!
Desta vez pude ver a cidade com sol e gostei mais!!
Quando voltamos a Milao decidimos ir ao Lago de Como - que se revelou uma péssima ideia, porque fez a Joana perder o avião para Viena!Mas eu ganhei um dia a mais na sua bella companhia!
Na quarta-feira - feriado chegou mais um grupinho: Avó Ji, Tia Ana e Joana!
Foram dias óptimos, em que se fez muitas compras, muito turismo e comeu-se em belos restaurantes - o sufflé de chocolate da última noite, só de pensar fico com água na boca!
Destas visitas tenho algumas fotografias porque me trouxeram a minha máquina. Finalmente tenho cá a minha máquina!
Tia Ana e Joana nas galerias - fotografia típica, mas tinha de ser!!
Consegui convencer a avó e a tia a subirem aos telhados da Duomo - claro que fomos de elevador!Mas todas gostaram muito!Ainda por cima o céu estava tão limpo que se via as montanhas ao fundo com neve!!
Aqui a Prima Djo a dar o seu ar de milanesa!
Resumindo:amei as visitas!!!Foram uns Mega dias!!

3.11.06

pouca actividade no blog

A falta de noticias aqui neste magnifico blog deve-se ao facto de estar com visitas!
Primeiro a Madalena e a Joana e depois parte da família: avó, tia Ana e prima Joana!
Quando tiver fotografias e mais tempo escreverei aqui sobre essas belas visitas!