Laura e Milão

18.12.06

ROMA!!!!

Aproveitando o fim de semana grande e sem visitas e sem estudos, resolvemos ir a Roma!Eramos para ir vários, mas no fim de contas só fomos 3 - Leonor, Rita e Laura. Partimos sexta ao príncipio da tarde e regressamos a casa - Milão - na segunda de manhã. Foram 2 dias muito intensos, pois queríamos ver tudo - tarefa impossível!Foi uma MEGA AVENTURA!!!
Quando chegámos, sexta à noite, fomos logo "raptadas" para um jantar em casa das romanas, Joana, Madalena e Teresa!Muito bom!!!
O pior aconteceu quando iamos a caminho de casa dos nossos anfitrioes, Zé e Carol: uma carteira roubada com tudo lá dentro, desde dinheiro a documentos, passando pela máquina fotográfica,uma tragédia, mas que para grande espanto meu fui superada sem dramas!!"há coisas piores na vida!!"
Sábado - levantar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer, seguindo este novo provérbio, as girls resolveram tentar a sorte nos museus do Vaticano, mas devido à quantidade de pessoas e à chuva desistimos. Roma esperava por nós e tinhamos de tentar ver o máximo possível!LOL
Assim partimos à descoberta dos encantos e recantos de Roma: Igrejas com quadros do Caravaggio (por quem tenho uma Panca!), esculturas,rua dos Portugueses e a sua igreja praças e feiras de natal.... No Forúm encontrámos umas amigas da Leo e da Rita que estão em Florença e passámos o resto da tarde com elas!
Piazza Navona com a Leo, Rita e Laura - depois da máquina roubada resolvemos comprar uma descartável e pedir às pessoas que nos tirassem: tinhamos de estar sempre as 3 - não se podia desperdiçar fotografias!!
Via dei Portoghesi é o que está escrito na placa!Ps- o Jovem que nos tirou a fotografia não tinha muito jeito, daí o dedo!!
Com os Forum atrás de nós e um sol radioso depois da chuvada matinal!!
A tarde e já com as amigas de Florença visitámos, esculturas brutais e correntes milenares basilicas, batistérios, as Escadas Santas, onde as "beatas"- Rita, Leo, Benedita e Laura, tiveram o seu momento de peregrinação! Sim, porque no fundo esta viagem era turístico-peregrina..

Domingo: Depois de uma festa e de andar a pé um dia inteiro tudo levava a crer que ia custar mais acordar cedo, mas havia uma nova motivação: Subir à cupula de São Pedro antes de assistir ao Angelus com o Papa!!Ainda por cima o Sol brilhava!

Só que nem tudo estáva do nosso lado: o comboio atrasou-se e havia imensa gente com a mesma ideia. Mas lá conseguimos subir: 551 degraus para cima e mais 551 para baixo e chegámos mesmo a tempo de rezar o Angelus com o Papa e com o nosso amigo Zé que também nos recebeu em sua casa! Depois, a chuva resolveu aparecer, mas nós não desistimos!A Fontana di Trevi esperava por nós!Assim como as Escadas da praça de Espanha e a Santa Teresa. Só que entretanto tivémos, a surpresa da viagem: Visitar os quadros de Santo Inácio e a Chiesa del Gesú com mega visita guiada. MUITO OBRIGADA Afonso!Gostámos tanto!! É tão bom visitar coisas com alguém que nos vá explicando e mostrando mil promenores.

Quando a visita acabou ainda tinhamos um tempinho antes da missa e por isso fomos até à praça de Espanha - a Santa Teresa ficou para uma próxima visita!Depois da missa ainda tivémos direito a um passeio por Tratevere com a Teresa como guia e conseguimos, depois de implorar, visitar a Chiesa de Santa Maria di Trastevere.

Foi um mega fim de semana!Pena é que tenha passado tão rápido. Mas como não vimos tudo, uma outra visita ficou prometida - contamos com a Fontana de Trevi para isso!

PS - há mais fotografias do fim de semana só que não consigo por aqui mais de 5!

13.12.06

A visita da Isabelinha!

A minha querida amiga Isabelinha veio-me visitar!Foi tão bom, pena é que ela nunca pára e aproveitou para ir a Roma - matar saudades de Erasmus - e a Viena visitar a Joaninha!Por isso, resumindo, tive só 3 dias com a menina...Soube a pouco mas foi óptimo!!Ainda por cima passou cá o feriado de Santo Ambrogio!



Claro que passámos nas Galerias e rodamos em cima do Búfalo para ter sorte! Oh pró nosso ar tão feliz!Depois, demos uma passeata pelas ruas com luzes natalícias - muito pobrezinhas - e encontrámos uma exposição de fotografias de sítios de Itália tiradas de um helicópetro. A Isabelinha ficou toda contente com as fotografias de Roma!


Também demos uma de intelectuais e fomos à Pinacoteca de Brera ver quadros!Acho que falo pelas duas quando digo que a CEIA DE EMAÚS do Caravaggio é o melhor! BRUTAL mesmo!
A Pinacoteca fica na Faculdade de Belas Artes de Milão e é mesmo giro ir lá num dia de semana porque é estudantes por todo o lado!
Porque esteve a chuver durante 2 dias, aproveitámos para ir ao Museu do Teatro alla Scala e até conseguimos ver o teatro por dentro. O palco já estava pronto para a AIDA. Não era suposto tirar fotografias do teatro mas a Isabelinha lá conseguiu tirar (Fez-me lembrar o ano passado na Capela Sistina com os cartões amarelos...;))

(Reparem no meu ar com medo de sermos apanhadas. Acho que estava a dizer: "Isabelinha, rápido que vem aí um homem!!!")

Mas esta não foi uma visita meramente cultural, também fomos sair e dar a conhecer a fantástica noite Milanesa! Só que para nossa grande tristeza não há nenhuma porque estavam na minha máquina que foi roubada em Roma (este assunto será tratado num próximo post!)

Foi uma visita muito boa e ainda por cima trouxe-me mil mimos: bolos, presépios, doces!E ainda me "preparou" a viagem a Roma!

Grazie mille Isabelinha!

12.12.06

Serparis!

Alguns - 5 para ser mais precisa - dos meus queridos amigos do super mega hiper campo de férias SERPARIL conseguiram arranjar um tempinho e vieram-me visitar!Aproveitando o feriado do dia 1 de Dezembro fizeram umas mini-férias em Milão. Só posso dizer que foi óptimo tê-los cá!Foi só rir durante 4 dias!!
No entanto, como tinha aulas quinta e sexta - cá dia 1 não é feriado!(Não foi nesse dia que expulsaram os Espanhois de cá!!!lol) "convidei-os" a irem a FLORENÇA!Por isso durante quase dois dias não os vi....
Quando cá chegaram tivémos que recuperar o tempo perdido e por isso foram dias a mil à hora!!!Vimos imensas coisas: Desde os telhados do Duomo, às Galerias que já estão enfeitadas, passando pela Pinacoteca de Brera (que tem quadros maravilhosos). Mas o que me marcou mais nesta visita foi a SORTE que tivémos no Domingo à tarde!!!

Domingo à tarde, depois de passearmos pelas ruas mais ins cá do sítio, resolvemos ir tentar ir ver a ÚLTIMA CEIA de Leonardo da Vinci - a verdadeira, a do Código da Vinci, a polémica!e CONSEGUIMOS!!!é que devido ao livro e ao filme aquilo é o panico!está sempre esgotada e tem de se reservar com 1 mês de antecedência. Só que às vezes há desistências!E nós conseguimos ir os 6 ver o famoso fresco!Nem acreditei quando a senhora disse que podíamos entrar daqui a 20 minutos!!

Kika, Eu, Joana e Inha em posses em frente ao teatro alla scala!
Zé Maria e Joana cá em casa- num dos jantares animados que tivémos!
A tipica fotografia dos telhados do Duomo!O grupo todo sem o Ze mas com a Isabelinha que já tinha chegado mas que ia para Roma!
Só para terem uma noção das galerias preparadas para o Natal: há uma árvore enorme no meio das Galerias enfeitada com pendentes da SWAROSKY!Um luxo!

Bem, tenho pena de não ter mais fotografias, mas estou à espera que me mandem as que faltam!!

7.12.06

Santo Ambrogio!

Hoje dia 7 de Dezembro é feriado em Milão!!!!Que bom!
Santo Ambrogio (Ambrósio) é o padroeiro de Milão - tipo o "nosso" Santo António de Lisboa. Só que cá em vez de haver arraiais e marchas populares há uma mega feira ao pé do Castelo e outra de Antiguidades ao pé da Basílica de santo Ambrogio.
Além disso também começa a época de óperas no Teatro alla Scala. Para se conseguir assistir à sua inauguração é preciso comprar os bilhetes com muita antecedência!Este ano a ópera della serata inaugurale é AIDA de Verdi.
Nas galerias há um ecrã gigante, ou melhor 2, um de cada lado, em que transmitem o espéctaculo. Eu tive a sorte de ver o príncipio, vi a abertura da estação!!!!QUE SORTE!!!
Bem, podia contar mais coisas, como a visita dos SERPARIS e da Isabelinha, mas fica para depois. Hoje só queria partilhar o feriado!VIVA O SANTO AMBROGIO!!!
ps - amanhã vou para ROMA!!!!vai ser óptimo de certeza!